Este fim de semana, no DeRose Lisboa, os Instrutores Pedro Mar e Lara Mota Pinto alcançaram o nível de Demonstrador Nacional e Demonstradora Regional, respetivamente.
É para a nossa escola um motivo de orgulho muito grande que queremos publicamente expressar!
Deixamos-te aqui com a coreografia apresentada pelo nosso diretor, Pedro Mar:
Esta semana teremos várias atividades e cursos com o nosso perceptor, que serão momentos verdadeiramente únicos de partilha de conhecimento e evolução... Por isso consulta a programação da semana neste blog.
Esta terça-feira poderás ver a sua aula teórica em direto às 21h30, bastando para tal aceder ao site www.metododerose.org/webclasses
Porque é sempre melhor quando estamos juntos, vamos reunir-nos todos na escola para vermos a aula em conjunto! Por isso contamos contigo! Esta terça, às 21h30, no Método DeRose Matosinhos :)
Este mês teremos o privilégio de receber no nosso país o Educador DeRose. Vamos homenageá-lo participando ativamente nos seus cursos e eventos organizados!
Nesses dias a nossa escola estará fechada para que possamos todos ir em conjunto para Lisboa.
Aproveita esta oportunidade única de aprenderes diretamente com o sistematizador do Nosso Método!
Inscrições e informações feitas na tua escola, até dia 10 de abril
Então, não percas a oportunidade de participares do Curso de Aprofundamento Filosófico, aonde te daremos mais ferramentas para vivenciares o teu sádhana como nunca.
Mergulha a fundo na compreensão desta filosofia e percebe como estas ferramentas te permitirão Construir a Melhor Versão de Ti Próprio!
O primeiro módulo será dedicado a explorar cada uma das oito partes da prática completa. Irás perceber como vivenciá-las mais intensamente e como poderás conduzir essa vivência para aproveitares ao máximo o teu dia a dia.
A aula inaugural será aberta para todos os alunos e realizar-se-á no próximo sábado, dia 17 de março, às 15h.
Eis a programação do Módulo I:
Aula Inaugural - O Método DeRose
I - Mudrá
II - Pújá
III - Mantra
IV - Pránáyáma
V - Kriyá
VI - Ásana
VII - Yôganidrá
VIII - Samyama
XIX - Ásana - Famílias e balanceamento
X - Como montar uma Coreografia
XI - Ashtánga sádhana
XII - Como montar uma prática completa
Participa e deixa-te surpreender com o tanto que vais aprender!
O DeRose Festival Porto'12 já tem data agendada: no fim de semana de 15, 16 e 17 de junho vamos todos rumar a Viseu para mais um festival absolutamente transformador! Vão ser três dias fantásticos, de muitas práticas e muito convívio bom!
Os ministrantes já foram todos convidados e, à semelhança do que aconteceu em 2011, queremos que participes na escolha das vivências deste ano.
Assim, até 11 de março, faz a tua votação online, seguindo os dois links abaixo e ajuda a construir o programa do evento!
Iniciou-se o último mês do ano, o mês do Natal e das festas, e como tal quisemos celebrá-lo com muitos eventos que preparamos especialmente para ti.
Para que te possas organizar disponibilizamos aqui o Calendário de Atividades de Dezembro!
Temos várias aulas complementares a cada dia, e relembramos o mahá sat chakra gregário de Natal a realizar na quarta-feira, 21, dia em em que teremos o privilégio de receber a egrégora de todas as escolas do Porto na nossa escola!
Para terminar o ano em grande, teremos ainda uma fantástica prática de final de ano, com pequeno almoço (dia 28, às 7h), para o qual contamos com a presença de todos os nossos alunos!
No intermédio poderás aprender a fazer chai (dia 17, às 10h30), usufruir de um saboroso Gourmet, organizado pela chef Marisa Vieira (dia 16, às 20h30); e até ao final do mês poderás fazer as tuas compras de Natal, e enriquecer a tua biblioteca, aproveitando as oportunidades do mês no Bazar de Natal que organizamos este ano para ti!
Por mais que eu ame fazer os gestos com as mãos, e adore as vocalizações de sons. Por mais que me encantem as técnicas corporais e ache lindo meditar pouco na vida tem tanta beleza quanto os relacionamentos e conexões que encontro em nosso grupo.
Gente linda, interessante que me ajuda a crescer e dá-me a oportunidade de ser eu mesmo. Pessoas que me inspiram a ser mais e são exemplo. Que estão dispostas a aprender e a ensinar.
Uma troca desinteresada, amiga e sincera. De pessoas que querem evoluir, querem ser mais e contribuir com o mundo a sua volta. E colocam isso, de certa forma, como o foco em suas vidas.
Saibo mais de mim ou ver um sorriso, percebo melhor ao aguentar um gracejo. E ensino ao fazer uma careta, ao puxar uma orelha. E fortaleço uma amizade no cinema, no parque e num simples almoço.
Já há quase um ano estou na escola do Método DeRose de Matosinhos e ainda não paro de me surpreender com a vibração de energia, de companheirismo e troca que temos aqui.
Cada um diferente, cada um único mas iguais na vontade de partilhar, no compromisso de dar o melhor e no amor pela Nossa Filosofia.
E a gratição, a satisfação e a felicidade que sinto devo-as a um menino. Um garoto de 16 anos que começou a dar aulas em 1960. Imagino o DeRosinho a pensar que isso existiria num mundo perfeito. E que trabalhou, dedicou-se e incansavelmente contribuiu para que hoje possamos desfrutar dessa turma linda. Desse ideal de vida maravilhoso.
Ele sabia que o mundo perfeito é aqui, é agora. É dentro desses sorrisos, a partir dessas ofertas. Que ele pulsa no nosso mais íntimo a espera que o deixemos sair. Mais não há.
E também uma gratidão por vocês, que sentem que podem ser melhores, e não melhores que ninguém, mas melhores que vocês mesmos. A cada dia, a cada prática, a cada abraço.
Distante do mundo, ele vive na solidão, ansiando pela integração, por fazer parte de algo maior.
Quando a conhece, ela inicia-o num mundo novo, de conhecimento, partilha e união, com o qual ele de imediato se identifica, encetando uma caminhada que o levará ao encontro de si mesmo.
Através da arte do movimento, da música e do canto, ele descobre uma realidade diferente, uma forma de se unir ao próprio Universo, tornando-se UNO com o Todo.
Sobre a Companhia:
A AdiMove Company faz o seu lançamento em Portugal reunindo artistas do Método DeRose numa composição coreográfica e musical.
A técnica milenar utilizada para a criação das coreografias revela-se notável em flexibilidade e intensa em força muscular; movimentos sinuosos que primam pela excelência e que transmitem encanto e elegância.
Com efeito, uma das mais importantes características do Método DeRose é o resgate do conceito primitivo de práticas em sequência coreográfica, anteriores ao costume da repetição. Este conceito de execução remonta ao período Neolítico, em que o Homem não tinha religiões institucionalizadas e venerava as forças
da Natureza, como o Sol. Essas técnicas antigas e naturais, livres da rigidez imposta pela repetição, eram ligadas entre si por encadeamentos espontâneos. O resultado final é uma manifestação de rara beleza plástica, aliada aos conceitos de força, poder e energia, em que corpo e mente fluem harmoniosamente como
um só.
No repertório musical, valorizando a cultura ancestral da Índia, revela-se uma das mais belas e poderosas ferramentas de auto-desenvolvimento, as vocalizações de sons e ultrassons. No palco, voz, guitarra, percussão e saxofone interpretam um som vibrante, numa harmoniosa combinação de estilos, tons e ritmos.
O resultado final é uma manifestação de rara beleza plástica, aliada aos conceitos de força, poder e energia, em que corpo e mente fluem harmoniosamente como um só.
Músicos:
Pedro Andrade – Guitarra, Guitarra Portuguesa, Bateria
Diogo DeTigre - Guitarra e Voz
Marco Silva - Bateria, Percussão
Gualter Pelicano - Saxofone, Percussão, Guitarra Portuguesa, Guitarra eléctrica
Thiago Duarte - Baixo
Nuno Cramês - Baixo, Guitarra
Composição e Direcção Musical:
Metamelodia - Pedro Andrade e Marco Silva
Banda convidada:
Sankalpa Band
Produção: DeRose Culture e Ordem do Mérito das Índias Orientais
25 de Junho de 2011 - 21h30 - Rivoli Teatro Municipal – Porto
Bilhetes à venda nas Escolas do Método DeRose,
no Rivoli Teatro Municipal e na Fnac
Reservas: Tlf. 226 003 212
O Sankalpa band passou na primeira fase do Concurso Basement Tapes.
E vão precisar do nosso apoio. Portanto, hoje depois do Gourmet, vamos prestigiá-los neste evento.
Nessa segunda etapa as bandas apresentarão algumas músicas que serão votadas por jurados e pelo público.
Isso faz com que além da inspiração, apoio e prána que tua presença proporciona a banda possas contribuir com 30% dos votos para continuar no concurso.
Será no Basement Bar e o horário, a princípio é algo perto da meia noite.
O endereço é Rua Ferreira Borges, #60
Um abraço e até já.
Olá a todos, em especial ao meu querido amigo Jóris Marengo.
Existem pessoas muito especiais no mundo. Pessoas que têm o poder de transformar e de recriar o ambiente à sua volta apenas pela sua passagem. Detentores de uma visão mais ampla e que nos guiam com as suas ideias, os seus insights e a sua experiência de vida. Para nossa felicidade, no SwáSthya, convivemos com muitas pessoas assim!
Obrigado Jojó, pela força que deste nesta tua viagem. Pela quantidade absurda de conhecimento partilhado, pelas risadas que demos juntos, pelo jogo de basket, pelas conversas, pelas ideias trocadas, pelas palestras, cursos, práticas e vivências! Obrigado pelo convite para o Fest-Yôga de Floripa e por tantas outras coisas que nos proporcionaste nestes 20 dias :)
Ansiamos sempre uma nova visita, adoramos ter-te por cá!
Amanhã, quarta-feira, temos o nosso sat sanga de Julho.
Sat sanga significa reunião em boa companhia, normalmente com vocalização de mantra, mas não necessariamente.
Este sat sanga vai ser especial pois vamos contar as histórias do DeRose Culture 09, em Viseu, mostrar todas as fotografias e reviver, para quem foi, ou viver, para quem não foi, um pouco desse momento mágico da nossa egrégora.
Relembro que o sat sanga é para TODA a gente e não apenas para aqueles que conhecem os mantras :)
Aproveitamos e despedimo-nos da Joana e da Miza que vão passear até Paris durante uns dias.
Traz uma comida sem carne e uma bebida sem álcool.
Confirma a tua presença em comentário, em email, telefone, ou por qualquer outra via possível, menos o mental ou o intuicional pois é provável que não consigamos perceber, mas aparece :)
O espaço, o tempo, as pessoas, os ministrantes, as práticas, o convívio, a comida, o staff da organização e do hotel, a música, o espectáculo, a cidade, tudo simplesmente fantástico!
Nunca participei de um evento tão bom, com tanta qualidade. As fotos que vimos da Pousada não mostram o esplendor e a beleza do espaço. É muito maior, muito mais bonita, muito mais requintada e luxuosa do que aparenta.
Dormi no último andar do edifício, onde deitado na varanda pude perder-me num céu limpo repleto de luz estrelar. Não tem palavras :)
Um profundo agradecimento a toda a organização do evento, mas acima de tudo ao nosso querido Presidente da Federação de Yôga do Norte de Portugal, Professor Luís Lopes, pela sua incançável busca da perfeição em eventos se superam ano após ano, e que deixam em quem neles participa a semente da felicidade e o desejo do auto-conhecimento.
Luís, em nome de todos os SwáSthas de Matosinhos, um profundo e sincero muito obrigado!
Quando iniciei as práticas do Método DeRose andava muito
desanimada porque não me conseguia concentrar direito. Com sons ainda ia... mas com símbolos definitivamente não. As formas raramente ficavam nítidas e só as conseguia fixar por muito pouco tempo.
A sorte era que o anga samyama é geralmente muito curto no ády asthánga sádhana (o primeiro tipo de sadhána que fazemos quando iniciamos o Método).
Mas o que mais me chateava era a concentração no yantra (simbolo) ÔM. Não conseguia mesmo visualizá-lo. Andei assim por muitos meses... Tinha até uma pulseira com a medalha do ÔM e, enquanto estava no autocarro, lá ia eu a treinar a mente, mas nem assim...
Quando fui ao primeiro festival, com a egrégora a fervilhar de energia e tanta gente a mentalizar exactamente a mesma coisa, no final do asthánga sádhana com o Mestre Carlos Cardoso consegui ver um 'ÔMzinho' e desde aí ele não sai da minha cabeça :)
Se observarmos os fenómenos da natureza percebemos que tudo se desenrola de forma lenta e gradual.
Ainda há poucos dias saíamos de casa ainda de noite para trabalhar e, sem nos apercebermos, agora saímos com uma luminosidade incrivelmente rejuvenescedora.
Os dias foram passsando e crescendo sem nos apercebermos.
Assim também é a evolução no yôga.
Nos primeiros meses, quando ainda estamos no pré-yôga sentimos uma evolução muito rápida, pois tudo se passa no nível físico, um nível denso.
Com a prática regular e constante, começa a ser cada vez mais subtil. Isto não significa que deixe de trabalhar o plano físico, mas vai dar importância a algo cada vez menos palpável como são os estados de concetração, meditação, etc.
Acontece que, por ser muito subtil, exige um estado de concentração e auto-percepção muito elevado e muitos alunos pensam que deixaram de evoluir.
Na verdade, tudo está a correr bem quando a nossa evolução não é sentida por nós, mas por aqueles que nos rodeiam, família, amigos, que nos encontram e notam que algo mudou, para melhor.
No entanto, existem momentos da nossa prática que vamos sentir acelerações evolutivas .
Isso acontece com muita frequência nos Festivais de Yôga.
Depois de 3 dias de práticas intensas e inspiradoras é impossível ficar indiferente
Imagine 250 pessoas numa sala de prática, todas com o objectivo comum de evolução pessoal, a quantidade energia que geram é impressionante.
Vem aproveitar este Festival connosco.
Estamos na recta final para as inscrições para o Fest-Yôga'09.