sábado, 25 de abril de 2009

Liberdade!


"A liberdade é o nosso bem mais precioso. No caso de ter que confrontá-la com a disciplina, se esta violentar aquela, opte pela liberdade."
Mestre DeRose


Hoje é dia 25 de Abril, data da revolução pacífica dos cravos, mudança de rumo no nosso país, a esperança de uma sociedade mais livre.
Mas será que somos livres? Teremos livre arbítrio?

Vivemos na ilusão de uma suposta liberdade, tão condicionada como outra coisa qualquer. Ouvimos vozes dizerem que só fazem o que querem, o que lhes apetece, o que acham correcto, o que é justo... Entretanto, dizem noutras alturas "é mais forte do que eu"! São escravos das suas paixões e dos seus ódios, apegados ao prazer, aos objectos, às pessoas... enfim, a tudo o que lhes dá uma falsa noção de eu, a tudo o que por identificação os confunde com a sua verdadeira realidade. A tudo o que possuem ou que desejam possuir, com o receio de serem escassos ou com a ânsia de acrescentar, de acumular, como se isso os fizesse ser mais, como se fosse possível ao verdadeiro "ser" ter mais qualquer coisa para além de "si próprio".

Haverá mais escravo do que aquele que só faz aquilo que gosta? Afinal, de que depende o gosto?
Somos escravos do corpo, das experiências não escolhidas que moldaram a personalidade, dos paradigmas e preconceitos e de tantas outras limitações de tempo e de espaço que formatam a nossa vida, como se mesmo esta pudesse ser nossa :)

A percepção errada do controle sobre a vida, o tempo, e outras condicionantes geram-nos a ilusão de que a vida "é nossa" e que depende da nossa vontade, dando-nos liberdade de opção. Nada é nosso, temos a oportunidade e o privilégio de sentir e nada esperar, desfrutar sem a ânsia de mais. Estar apenas presente. Até lá, vamos tentando...

Mahá abraço!
SwáSthya!

1 comentário:

Maria Benedita disse...

Que etexto bonito!
Dá muito que pensar...