Já parou para se perguntar isso? Claro, a pergunta inicial seria "gosta de ler?" e se sim quais os seus temas favoritos e blá-blá-blá. OK, vamos partir do ponto em que já falamos sobre isso e você é um amante de livros, ou sem chegar a tanto, mas aprecia uma leitura agradável ou divertida.
Então, o que é aquela coisa pesada que você não consegue largar? Depois de pegar nele pela primeira vez anda praticamente colado, e quando não está com ele, não o tira da cabeça...
Um livro pode prender a atenção de diversas formas, acredito que exista um livro certo para motivar a leitura em cada pessoa, e se você ainda não gosta de ler, continue a procurar, o seu livro está por ai.
Um livro é, na minha opinião, a forma com que o escritor vê o mundo que o rodeia. E cada pessoa tem um ponto de vista. Logo, cada um vai descrever o pôr do sol de uma maneira, assim como o luar ou o cair da chuva. Pode ser melancólico ou divertido, pode ser belo ou horrendo, mas uma coisa é certa, se você encontrou aquele livro cujo autor conseguiu envolvê-lo na história, no conto, na trama, na vida, significa que você se identifica com ele/ela.
O mundo que vê é como o que ele/ela vê ou o mundo que ele/ela descreve é como você gostaria que o mundo fosse.
Já ouvi pessoas dizerem que os livros são todos iguais: o heroi, a menina indefesa, o vilão, o drama do casal, o êxtase, a queda e o final feliz. Mas eu tive repulsa até de repetir esta frase. Um livro ou uma simples estória, conto, vida, tem muito mais do que isso. Cada palavra escrita dá vida, gera imagens, emoções, vivências que poucos filmes conseguem.
Consegue-se um feito parecido com os filmes, com uma diferença abissal, o filme dura duas horas, três no máximo. O mais longo que conheço tem quase 10 horas no total e não consegue fazê-lo vivenciar um quinto do que o livro o faz. E um livro dura o tempo que você quiser. Um livro pode lê-lo uma, duas, três vezes e digeri-lo lentamente, não como algo enfiado pela garganta, mas algo que pode discutir, ouvir, falar, trocar opiniões.
A única coisa que se compara a um livro é a própria vida. Vivenciar o que está escrito, saborear as palavras, sentir a lágrima brotar dos olhos pelas emoções por ele descritas, abstrair-se totalmente do que está ao seu redor, aprender, compreender, concordar...
Um livro dá vida à imaginação.
4 comentários:
Um livro é um amigo!
Mahá abraço
Pedro
Identifiquei-me muito, Diogo. Gostei!
Pedro
Um livro é mais que um amigo, é um companheiro de jornada, seus ensinamentos são guardados no coração e utilizados para toda uma vida.
Abraço
Fico feliz que tenhas gostado Benedita. Espero poder sempre proporcionar este tipo de identificação a todos.
Beijos
Enviar um comentário