terça-feira, 30 de agosto de 2011

A forma mais subtil de repressão é...


Queridos todos,

Há dias conversava com amigos e ouvi a seguinte frase: "a forma mais subtil de repressão é o olhar", à qual respondi que de facto, pela pouca experiência que me foi permitida, não poderia concordar com tal premissa.

A repressão existe em todas as dimensões da matéria, sendo a pressão que impede algo de se manifestar. Obviamente, à luz do Sámkhya, a forma mais subtil de repressão seria encontrada nos planos mais subtis do Universo, muito embora, duvido que sejamos tão conscientes ao ponto de a sentir e perceber.
A forma mais subtil de repressão que conheço, e portanto, experienciada, é o pensamento. As nossas ideias projectam-se no espaço ganhando forma, e dependo do poder ou da força de quem as emite, condicionam e reprimem, ou estimulam e alavancam, dependendo da sintonia de quem as recebe.

Quanto mais lúcidos e conscientes estivermos, mais perceberemos que até os nossos pensamentos influenciam os outros, mesmo que não sejam manifestados. Esta lucidez assusta! Pare um pouco para pensar...
Serão os nossos pensamentos sempre agradáveis e construtivos?

Pois é... esta é a realidade :)
Aquilo que pensamos, projectamos no espaço, influenciando os outros, assim como aquilo que sentimos, fazemos ou acreditamos.

Ter consciência disso é um primeiro passo para transformar os pensamentos e criar um mundo melhor.
Primeiro passo... porque a jornada é longa e nem sempre fácil. Podemos é torná-la divertida.

Um mahá abraço a todos!

Sem comentários: