quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Guru sêva

Quando comecei a praticar, há mais de 10 anos, falaram-me do conceito de guru sêva. É traduzido como serviço ao Mestre, mas é muito mais do que isso.
Muitos lembrarão do filme Karate Kid, onde um Daniel esforçadíssimo procurava aprender a modalidade e o seu mentor insistia em fazê-lo limpar vidros e pintar a cerca. E só posteriormente no momento em que o Mestre considerou oportuno é que o conhecimento lhe foi revelado.
Nas filosofias orientais, é relativamente usual, o discípulo começar por dar mostras de merecer aprender antes de lhe ser ensinado o que quer que seja. 
Guru sêva, muito mais do que trabalho braçal é o aprofundar dos laços de respeito e gratidão para com quem nos ensina. Quando cuidamos do espaço, quando nos asseguramos que aqueles que nos transmitem conhecimento são cuidados e mimados, permitimos que o conhecimento seja transmitido de forma muito mais célere e profunda.
Na nossa tradição cultural, fazemos guru sêva, cuidando do espaço, garantindo que a sala de práticas fica arrumada e que tem tudo aquilo que é necessário para que as aulas possam acontecer da melhor forma. Ao ver que algo não funciona corretamente, ou que há algo em  falta o verdadeiro guru sêvin apressa-se em repôr essa situação, porque esse espaço também é dele. 
Em caso de dúvidas fala com o teu instrutor que ele concerteza terá todo o carinho em orientar-te e esclarecer-te.

Sem comentários: