quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Parar a mente

Sabem aquela situação social em que nos perguntam, mas afinal o que fazes?
Expliquei que trabalho com o Método DeRose, um conjunto de técnicas e conceitos que levam ao alto rendimento. Foi apaziguador perceber que do outro lado identificavam a Meditação como sendo uma entre várias dessas técnicas. Claro que foi apenas por alguns instantes, pois a pergunta seguinte deitou por terra o meu entusiasmo: "Faz-se deitado isso?"
Sintetizei o mais que pude, esclarecendo que a meditação era sumariamente o parar das ondas mentais. "Mas isso é impossível…" disseram do outro lado! "Ainda há dias fui fazer uma massagem e estive o tempo todo a concentrar-me para não pensar em nada!"

Então, parar as ondas mentais não é impossível. É exigente, mas com alguma disciplina e treino torna-se cada vez mais fácil. 

A mente porém não consegue processar o "não". Faça este teste simples: NÃO PENSE NUM ELEFANTE COR DE ROSA! Em que é que foi que pensou? Pois é!

Se queremos que a mente não faça algo, temos de lhe oferecer a alternativa viável. No caso acima, seria oferecer à mente uma outra imagem! Ao querer parar as ondas mentais, ao querer não pensar em nada, temos primeiro que reduzir o afluxo de pensamentos e depois escolher um estímulo único até cansar a mente. Comece com técnicas de concentração e só depois passe à Meditação propriamente dita.

Retire dúvidas com um instrutor formado e revalidado do Método DeROSE.

Sem comentários: