sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quando fazemos uma escolha, fazemos essa escolha todos os dias...

Foi já há alguns anos na cadeira de Economia que o simpático professor me chamou a atenção para este facto tão singelo: escolher implica renunciar! 
Acima de tudo o preço que pagamos por algo, é justamente o valor daquilo que renunciamos. Se decido comprar um determinado dentífrico em detrimento doutro, estou a perder o que não escolhi. Parece fatalista e desanimador. Tudo aquilo que podia ter sido e não foi. Fiquei aterrada na altura perante algo tão óbvio, mas os contornos do meu mundo cor-de-rosa são algo intrínseco à minha pessoa.
Anos mais tarde e depois de muitas cabeçadas no meu desenvolvimento pessoal, percebi que maior do que o valor daquilo a que renunciamos, é mesmo o facto de que escolher algo significa fazer essa escolha todos os dias. Sábados e domingos incluídos :D
Se alguém escolhe ser feliz tem de fazer essa escolha todos os dias. Se decidirmos assumir um estilo de vida mais saudável, uma alimentação sem carnes ou simplesmente casar, temos de prolongar essa decisão todos os dias. E tem de fazer tanto sentido como quando a tomamos, senão simplesmente abandonamos essa decisão.

Sem comentários: