quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O verdadeiro diferencial de espécie

Há dias, não foram assim tantos, ao chegar a casa deparei-me com uma tristíssima cena. Um gatinho amarelo assustado encolhia-se contra a parede sem reação aparente a qualquer estímulo! Eu própria tenho duas gatas e no jardim de casa elas exploram tudo o que por lá passa, como se agentes alfandegários se tratassem. Por vezes encontro-as em posições estratégicas, tal e qual uma batalha naval com os pardais, outras vezes elas estão concentradíssimas a jogar ao sério com os gatos amigos que vão fazendo.
Perante o inerte gato, uma das minhas gatas olhava, como se se interogasse o que estaria ele ali a fazer. Quando nos aproximamos, nem apresentou fuga, deixou que pegássemos nele e então apercebemo-nos que estava mal, que era sério. Levamo-lo para o veterinário mas o fim já estava anunciado quando primeiro colocamos os olhos nele. :-(
As minhas gatas ensinam-me muito. e desta vez pude também perceber algo mais sobre a natureza humana. Chegamos aonde estamos em termos civilizacionais porque temos uma células no cérebro inacreditáveis que ao verem o sofrimento alheio, assimilam-nos como sendo o próprio: temos empatia! Será que as gatas também têm isso?

1 comentário:

Unknown disse...

Definitivamente têm!!!!...não é à toa que escolhem um elemento na família como o "seu dono"...não é à toa que nao vão ter com todas as visitas que vão a lá a casa...não é à toa que dão "marradinhas" com a cabeça a pedir mimos apenas a algumas pessoas!...não é à toa que se tornam os "melhores amigos" e lambem os gatos que vêm depois :)
Definitivamente...têm empatia :)