
'Nada como acordar de manhã, com um sorriso no rosto após uma noite bem dormida, cheio de disposição e entusiasmo para viver um lindo dia de desafios e surpresas.
A saúde é um bem precioso. Ela serve de alicerce, independentemente do que aspiramos a construir na vida. Os materias que compõem essa base são os hábtios adquiridos no decorrer da existência e, para aprimorar a saúde, é necessário remanejá-los, eliminar alguns e acrescentar outros.
Alimentação é um assunto que, a princípio, pode parecer complexo. São inúmeros os sistemas alimentares e, cada um defende os seus pontos de vista com argumentos bastante convincentes. Enquanto um aconselha a comer muita batata, o outro condena, classificando-a como o pior alimento na face da terra. Segundo alguns, a banana cura inúmeras efermidades, enquanto que para outros ela é quase mortal. O tomate, coitadinho, com tanta vitamina C , tão simpático e vermelhinho, é considerado um veneno por certas correntes. As uvas são indicadas para inúmeros tratamentos e dietas depurativas. Então, chega alguém e pergunta: «Mas, e os agrotóxicos?»
Uns dizem que se deve comer tudo cru, enquanto outros, o proíbem solenemente. «Beba bastante água!», «Não é necessário beber tanto...». «O leite é um alimento completo!» «Não, o leite de vaca é só para bezerros...» E assim, se retirar tudo o que já foi considerado pernicioso para a saúde humana só vai sobrar o chuchu. :)
Deve-se levar em consideração que somos diferentes uns dos outros e não existe sistema alimentar que sirva igualmente para todos os seres humanos. Enquanto um adora e não pode viver sem banana, o outro não consegue digeri-la. Para este o alho é perfeito e, para aquele, é péssimo. Para chegar ao ponto ideal, necessita-se de tempo, muita inforamçção e prática.
As dúvidas são inúmeras. Confunde-se alimentação vegetariana com alimentação natural. Pensa-se que é necessário usar farinha integral ou açucar mascavado, entretanto não é. '
Este texto foi retirado do livro O Gourmet Vegetariano da Prof Rosângela de Castro, um livro que simplifica e orienta no tipo de alimentação que o Método DeRose aconselha.
Se tiver oportunidade veja também o documentário 'Earthlings' no youtube....aqui vai o trailer
Se desejar saber mais sobre Alimentação Vegetariana, vamos ter um Curso de Alimentação, no próximo sábado.
Informe-se com o seu Instrutor
SwáSthya :)
Sem comentários:
Enviar um comentário